Como higienizar as roupas contra o coronavírus? 

Dev_$&*@kairos
Texto por Débora Ildefonso

Em meio a pandemia do novo COVID-19, conhecido como coronavírus, é importante redobrar os cuidados com a higienização dos objetos domésticos e pessoais, como roupas, peças de cama, mesa, banho e sapatos. Para manter o vírus longe da sua casa e da sua família, não basta lavar as mãos, mas sim preocupar-se com tudo ao seu redor que pode manter o vírus e disseminar sua contaminação. 

Apesar de não existirem pesquisas conclusivas sobre o tempo de sobrevivência do vírus impregnado em diferentes tipos de tecidos, segundo a Gazeta do Povo, infectologistas indicam que esse tipo de vírus costuma permanecer ativo em média de 72h a 96h em panos. E, por não termos dados oficiais sobre o coronavírus neste sentido, é necessários que os cuidados sejam tomados pensando nas hipóteses mais prováveis. 

Como fazer o processo de higienização de roupas?

O primeiro passo é retirar as roupas e sapatos utilizados na rua antes de entrar em casa. A recomendação é colocar as peças em sacos plásticos e se possível lavá-las. Mesmo que as roupas pareçam estar limpas, neste momento é necessário passá-la pela higienização e lembrar de não misturá-la as roupas utilizadas dentro de casa. Nunca bata a roupa ao tirá-la quando chegar da rua, afinal essa ação pode espalhar o vírus pelo que estiver perto. 

O ideal é que as roupas sejam lavadas com água quente, sabão específico para controle de bactérias e em pequenas quantidades para que possam bater bem. Segundo Luís Fernando Brígido, médico do centro de virologia do Instituto Adolfo Lutz, em entrevista para a revista Casa e Jardim, “o vírus é sensível à altas temperaturas e à ação de detergentes. Embora desinfetantes a base de água sanitária, na concentração de 0,2% sejam o mais eficazes na destruição do vírus, qualquer produto que ataque às gorduras, comuns em vários produtos para lavagem de roupas, irá também atacar a gordura do envelope viral [do vírus] e promover sua inativação”. 

Nesse período o melhor é optar por higienizar suas roupas, sapatos, roupas de cama, mesa e banho em lavanderias especializadas. Até mesmo os seus tapetes podem conter resquícios do vírus e lavar em casa pode mantê-los próximos de alguma outra peça não infectada que pode vir a conter o coronavírus e disseminá-lo. Lembre-se também que as roupas de pessoas contaminadas devem ser lavadas separadamente e não podem se misturar as roupas de pessoas que não estão com a doença. Além disso, a secagem também deve ser feita na maior temperatura recomendada para a peça. 

Como a Lavanderia Hiroshima te ajuda a combater o coronavírus? 

Na Lavanderia Hiroshima, aumentamos nossa atenção e cuidados com a higienização das peças dos clientes, seguindo as orientações das autoridades da saúde e também as recomendações pessoais de cada pessoa. Para que você não saia de casa neste período, disponibilizamos de serviço delivery para retirar suas roupas sujas e devolvê-las após a higienização. Na Lavanderia Hiroshima os profissionais são especializados para a lavagem de todo o tipo de roupa, tapetes e sapatos, peças que devem ser higienizadas com maior frequência neste período. Entre em contato com nossa equipe através dos nossos telefones, whatsapp ou e-mail.